O BOM PASTOR

Histórias bíblicas da minha infância

images

Lembro-me de muitas histórias bíblicas dos meus dias de criança. Apesar de envelhecermos, elas nunca envelhecem. São como pedras preciosas que refletem suas cores sob a luz do sol, mostrando suas nuances maravilhosas. E como está escrito na própria Palavra de Deus, elas se renovam a cada manhã. Portanto, não há histórias envelhecidas, mas, sim, eternamente jovens.

Na história contada por Jesus referindo-se a si próprio como o “Bom Pastor”, aprendi em criança como ele cuida da ovelha e quando ferida a carrega em seus ombros. E o quadro colocado bem à minha frente, sob meu atento olhar de criança, vê o pastor carregando a pequena ovelha com seus olhos semifechados. E pergunto à professora: “por que ela é carregada?” “Porque caiu num buraco profundo, quebrou uma das patas, e não pode andar”, responde.

Os anos se passaram e o Bom Pastor continua a carregar a indefesa ovelha caída, com as pernas quebradas. A lição permanece fresquinha como a verdura colhida há pouco tempo da horta.

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso.”  Lucas 15:4-5

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”  João 10:11

Nos meus tempos de criança ficava a imaginar no sofrimento da ovelha. Hoje descubro que a ovelha é o ser humano que sofre as consequências do seu pecado. Desviou-se do caminho, caiu num profundo abismo, e só a compaixão do Pastor para suportá-la em seus ombros.

Descubro, também, que a ovelha não tem vontade própria, é irracional, nada entende.

Mas o ser humano, este sim, entende que está caído, e precisa ser socorrido pelo Bom Pastor. Pena que ele recusa, insiste em permanecer caído, e foge dos braços fortes do Bom Pastor.

O Bom Pastor deu a sua vida na cruz e está apto para salvar e proteger a ovelha ferida em seu pecado. Só depende dela. De mais ninguém.

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz

Esta entrada foi publicada em HISTÓRIAS BÍBLICAS DA MINHA INFÂNCIA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a O BOM PASTOR

  1. Arlete disse:

    Pelo momento que estamos passando, fui levada a pensar na condição da ovelha que não está perdida, mas que faz parte do rebanho desse Amável Pastor Jesus. E muitas vezes como ovelhas, carecemos do cuidado, do amparo, do afago do nosso Pastor que está sempre pronto a CUIDAR de nós!

  2. Fatima disse:

    Que verdade preciosa. Como é bom saber que o tempo passou para muitos de nós mas o SENHOR continua o mesmo. De eternidade a eternidade tú és DEUS! Glorias ao SEU nome!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *