E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Mateus 5:41
Qual a nota que você se daria na observação deste mandamento de Jesus?
Ou para você este versículo é letra morta, uma assertiva incoerente, já que a Bíblia é um livro vivo.
Pois bem, vamos ao versículo, depois à nota.
O chamado sermão do monte contém preceitos extraordinários, que só podem ser cumpridos pelos novos filhos do reino.Aqueles que abraçaram o evangelho, e que são revestidos pelo poder do Espirito Santo.
O ser humano por si só jamais poderia oferecer sua face para bater, amar seu inimigo, bendizer os maldizentes, e daí uma série de aparentes disparates. Entretanto, quando submetidos e obedientes ao Senhor Jesus, os filhos do reino se alegram em imitá-lo.
O apostolo Pedro assim escreve em sua primeira carta:
” O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente”
1 Pedro 2:23
Voltemos ao nosso texto: E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
A exigência vem da legislação romana, onde os superiores obrigavam seus súditos a caminharem a milha legal. Caso viessem a percorre-la, se dispunham a caminhar a segunda milha.
A segunda milha representa tudo o que eu posso e devo fazer para meus semelhantes. São os serviços que outros vão recusar, ou mesmo se afastarem com desculpas inconsequentes. E assim, a segunda milha passa a ser letra morta.
Quantas vezes não abro mão do meu conforto, não saio da minha rota, para não caminhar com meu próximo, ou com meu irmão a segunda milha, demonstrando o meu amor e minha obediência ao ensino do meu Rei.
Somente quando eu caminhar a segunda milha com alegria, vou conquistar o meu irmão, e com esta atitude poderei mudar a história de sua vida.
Mas, qual foi a nota que você se deu? Seja ela qual for, uma coisa é certa: você e eu temos que melhorar, e muito.
Caminhar a segunda milha é o mínimo que devo fazer para alcançar o máximo.
Orlando Arraz Maz