“Então disse o Senhor a Moisés:
Por que clamas a mim?
dize aos filhos de Israel que marchem”.(Êxodo 14:15)
Estamos no começo de um novo ano. Tudo está encoberto aos nossos olhos. Alegrias, tristezas, decepções, perdas, e uma lista infindável de surpresas. Embora o cenário seja escuro, não devemos desanimar, mas confiar em Deus que vai à nossa frente.
À mente vem a velha história dos israelitas quando deixaram o Egito sob a liderança de Moisés. Caminharam até chegar ao mar, tendo os egípcios sob seu encalço. O medo tomou conta do povo, certos de que o exército de Faraó os destruiria. E aí vem a ordem de Deus: “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem”. Mas como seguir tendo o mar à frente? Uma impossibilidade humanamente falando. Precisavam tão somente confiar na providencia divina.
Deus entrou em ação. As águas foram separadas e o povo passou em seco. O salmista descreve, assim, este milagre extraordinário: “Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto” (Salmos 106:9).
Quando todo o povo passou sem molhar suas vestes e seus pés, havia uma canção em seus lábios: “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei”. (Êxodo 15:2)
Que entremos com confiança neste novo ano, na certeza que Deus caminhará à nossa frente e nos guardará. Ele não nos promete dias floridos ou ausência de tempestades, mas promete que estará conosco. E ao concluirmos a travessia, que tenhamos um cântico em nossa boca como os israelitas.
Que assim seja
Orlando Arraz Maz©