COMO VAI SUA LÍNGUA?

Língua

“Vejam como um grande bosque
é incendiado por uma simples fagulha”. (Tiago 3:5)

 

 

 

 

 

A língua é descrita na carta de Tiago como um órgão pequeno que está oculto na boca, com capacidade para fazer coisas boas e más. E esta é uma verdade incontestável, assim como toda a revelação de Deus. Em suas instruções, Tiago usa quatro figuras de linguagem: freio, leme, fogo, fera selvagem. Destas, o fogo é bem conhecido de todos pelos estragos e destruição que causa. E Tiago afirma: “Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha”

Lamentavelmente a língua tem produzido mais estragos do que benefícios entre as pessoas. Ela é causadora de calúnias, maledicências, fofocas, e atinge pessoas que são impedidas de se defenderem, uma vez que no momento estão ausentes.

No livro de Provérbios há muitas lições sobre o uso da língua, e em todas Deus manifesta sua reprovação. Vejamos:

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. (Provérbios 6:16-19).

Por sua vez o apóstolo Paulo dá instruções a Timóteo em sua primeira carta, referindo-se às mulheres idosas, o que não exclui todas as mulheres e homens: “Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem. (1 Timóteo 5:13 )

Diante de tantas instruções, melhor seria usarmos nossa língua para falar coisas agradáveis e verdadeiras, e fugirmos da tentação em proferir um julgamento antecipado sobre a vida das pessoas.

O sábio Salomão ao escrever seus provérbios, ensina: “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”. (Provérbios 21:23). Uma pequena palavra censurando alguém pode transformar-se numa fagulha, e incendiar uma boa reputação.

Que o Senhor nos ajude a controlar nossa língua.

Que assim seja

Orlando Arraz Maz©

Picture of Orlando Arraz Maz

Orlando Arraz Maz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »