meditaçoes bc

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE RUTE – OBEDIÊNCIA – 8 –

Meditações no Livro de Rute
Obediência – A marca do verdadeiro filho (8)
O caminho da obediência leva aos mananciais da bênção. Deus sempre se agradou da obediência de seus filhos, e na sua Palavra temos inúmeros exemplos de pessoas que obedeceram sem reservas: Abraão, Moisés  e tantos ou­tros , e, como resultado, alcançaram bênçãos incontáveis.(Gen. 22:18:26:15, Josué 1:17)
Sem dúvida, o mesmo ocorreu com Rute. Após contar à sua sogra as experiências daquele dia, pacientemente esta lhe pediu para que agisse com toda cautela, procurando as companhias  femininas, e  ser  recatada. Instruções práticas de Noemi, sogra e mãe,  com vistas a ajudar Rute  encontrar o remidor certo e competente.
Temos nesta atitude de Noemi instruções preciosas para nossos jovens. Ao entrarem na adolescência, quantas moças sofregamente perseguem o rapaz que conhece­ram e fazem de tudo para iniciar o namoro, e o mesmo acontece com os moços. Esquecem  que “no Senhor” tudo deve ser diferente, pois há normas  em Sua Palavra que levam a uma descoberta clara de sua vontade. Os passos da obediência devem ser dados para que as bên­çãos venham sob a vontade do Senhor.
Rute agiu assim. Após ouvir as sabias instruções de Noemi, preparou-se para encontrar Boaz, e mais uma vez segue seus conselhos: “Lava-te, pois, unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira…” (v.3) Tais conselhos revelam uma disposição firme e precisa de alcançar o favor de Senhor. E quanta lição resta para cada um de nós.
 
Quando obedecemos ao Senhor um processo de regeneração já se operou em nossas vidas, pois impossível é obedecer alguém que jamais conhecemos.
Rute, iniciando pela obediência, agora deve lavar-se. Talvez trouxesse em seu corpo marcas do luto e da tristeza e este era o momento para alegrar-se, banhando-se primeiramente. 
 
Lembremo-nos que as facetas de nossa vida espiritual se comparam com a vida de Rute: trazíamos em nós “vidas mortas” e éramos tristes pelos efeitos do pecado, mas Cristo, o nosso Remidor nos lavou com o seu precioso sangue (I Pedro. 1-19), ato contínuo nos santificou, ungindo-nos com o Espírito Santo. E como Ru­te vestiu seus melhores vestidos, Ele também nos ves­te com as vestes de uma salvação eterna (Isaias 61:10:Ap. 19:8). Portanto, purificados, santificados e aceitos!
Depois de todos os preparativos, Rute devia descer à eira, o lugar onde se secava o trigo, um lugar humilde, e encontrar-se com Boaz. Quando estamos dispostos a obedecer, purificados, santificados e aceitos em Cristo, precisamos “descer”. Estamos acomodados no alto de nossos conceitos, de nosso eu, de nossas razões, fatores que nos distanciam das bênçãos desejadas. O Senhor se alegra quando descemos e, no lugar humilde, virá nos elevar com suas bênçãos. Maria,mãe de Jesus, assim se expressa em seu cântico. O Senhor Deus viu a sua humildade e “derrubou dos seus tronos os poderosos e. exaltou os humildes”. (Lucas 1:48,52) Mais tarde, é Jesus quem ensina(Lucas 14:11). Portanto, sua apreciação é bem intensa, quando ele vê corações humildes . E a lição do lava-pés deixou marcas profundas nos discípulos(João 13:12 a 20). Tão humilde  que para nos salvar, também desceu dos céus, do trono ao lado do Pai, às camadas mais baixas da terra onde imperava o pecado, a fim de nos buscar.  E tudo fez para nos remir  o nosso Bendito Remidor.
Rute, bem disposta, obedeceu, lavou-se, ungiu-se, vestiu-se e desceu para buscar um lugar aos pés de Boaz que dormia entre os feixes de trigo. E lá, trilhando o ca­minho da obediência, aos seus pés alcançaria a bênção que tanto desejava.
Algo semelhante poderá ocorrer com todas as pessoas dispostas a obedecer Jesus Cristo, o perfeito Remidor.
 
Que assim seja.
 
Orlando Arraz Maz
orlando

orlando

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE Algumas pessoas passam pela nossa vida, outras marcam as páginas da história da nossa vida. A amizade com a minha querida

Leia mais »