ZAQUEU – O HOMEM PEQUENO

 

zaqueu-o-publicano
ZAQUEU – O HOMEM PEQUENO
Histórias Bíblicas da minha infância

A história do publicano Zaqueu, o homem bem pequeno, sempre causou curiosidade na mente das crianças. Quando a professora se apresentava com as figuras de Zaqueu em sua mão, mal respiravam para ouvir sua história.

A baixa estatura de Zaqueu não foi impedimento para ver Jesus, e essa era a lição que a professora desejava transmitir aos seus pequenos alunos. Zaqueu não mediu esforços e arquitetou seu plano com uma precisão sem igual: subir em uma árvore e conhecer a Jesus.

No primeiro quadro mostrado no flanelógrafo, via-se um homem sentado confortavelmente no tronco de uma árvore, embora pequeno, um adulto com uma barba espessa e branca. Em seguida vinha outro quadro com Jesus à frente de uma multidão, por certo ensinando como era seu costume.

 

zaqueu 3

O terceiro quadro que a professora segurava em uma das mãos, via-se Jesus olhando para cima, bem na direção de Zaqueu. E em seguida fixava outro, com os seguintes dizeres:

“Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”.

 A professora neste ponto da lição pedia aos alunos que repetissem com ela os dizeres do quadro, e em seguida apresentava outro quadro com a reação de Zaqueu:

 “Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria”. E todas as crianças recitavam o texto.

 As crianças se alegravam com a alegria de Zaqueu, descendo pressuroso da árvore para encontrar-se com Jesus. E a professora enfatizava aos seus alunos que este fora o melhor dia na vida de Zaqueu.

 A lição de Zaqueu ainda permanece nas mentes e corações das crianças de ontem que são os adultos de hoje.

 Há muitos que desejam ver a Jesus, mas suas deficiências (não físicas, mas espirituais) os impedem, causando-lhes vergonha. Têm medo dos observadores, e muito mais de serem criticados pelo desejo de saberem mais de Cristo, atentarem para seus ensinos, e correrem para receber seu abraço amoroso e o perdão dos seus pecados. E assim se escondem entre as “folhagens das árvores” e não descem para o encontro restaurador de Jesus. E perdem o melhor de suas vidas.

 Zaqueu rompeu uma dificuldade: seu tamanho pequeno. Colocou em prática seu projeto: subir em uma árvore. Com tais decisões seu plano alcançou sucesso, e assim foi abençoado por Jesus, que se prontificou visitar sua casa.

 Quando vencermos tais barreiras e ouvirmos com prazer   a voz de Cristo, “desce depressa porque importa que eu fique hoje em tua casa”, ou, ainda, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”, nossas vidas como a de Zaqueu serão abençoadas. E este será o melhor encontro.

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz 

Picture of orlandoarraz

orlandoarraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »