meditaçoes bc

A CASA CONSTRUIDA SOBRE A ROCHA

11 de janeiro de 2011

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. Ev.Mateus 7:24,25
Esta noite fui dormir sob forte temporal. Uma chuva pesada, intermitente, sem sinais de que fosse parar bem logo. Não consegui conciliar o sono, e comecei a pensar em pessoas aflitas com o temporal, deixando suas casas e pertences, levando nos braços filhos pequenos, pessoas idosas acamadas, outros sem condições de andar, e ainda, muitas casas sendo levadas pelas enchentes e deslizamentos de terra. E aí, orei ao Senhor para que protegesse tais pessoas e amenisasse seus sofrimentos.
Pela madrugada, acordei. O barulho da chuva havia parado. Um silêncio total. Próximo à minha casa ouvia somente o miado tristonho de uma gata, e logo descobri que se tratava de Sofia, a gata de minha neta. Por certo queria passear pela casa. Não levou muito tempo, ela ficou calada e o silêncio tomou conta da madrugada.
Voltei a pensar na chuva, nos estragos, nas mortes, nas pessoas desesperadas, tristes, e aí me veio a parábola do sábio construtor que edificou sua casa sobre a rocha.
O Senhor Jesus no ensino do Sermão do Monte apresentou vários contrastes, sendo este o último deles: o homem prudente e o insensato.
O homem prudente construiu sua casa sobre a rocha. Sem dúvida foi um trabalho difícil e cansativo, pois abrir alicerces em rochas exige bastante força, ferramentas adequadas e, sem contar, persistência, pois o desânimo pode interferir nos trabalhos.
O esforço valeu a pena, pois as chuvas torrenciais, os ventos fortes e os rios transbordando, foram os testes para provar a resistência da construção. E Jesus conclui ensinando que “aquela casa não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.
O contrário aconteceu com o homem chamado por Jesus de insensato, pois construiu sua casa sobre a areia. Tudo para ele foi mais fácil: o solo bem fofo, sem exigência de qualquer sacrifício, sem ferramentas adequadas; a rapidez na construção, gastos bem menores, e, consequentemente, sua mudança para a casa foi o mais rápido possível. Quem sabe começou depois da construção do homem prudente e terminou bem antes dele. Sua casa, talvez muito bonita, não resistiu ao temporal, e grande foi a sua queda. Prejuízo total.
Há um hino traduzido por Stuart Edmund Mac Nair (1867-1959) que expressa bem este ensino de Jesus:
“Que alicerce tens para construir uma casa que possa resistir;
“Essa tempestade que assoprará, e a mal fundada casa abaterá?”
“Nossa morada na Rocha está, firme e segura sempre ficará.
“Quando o temporal sobre ela der, há de resistir bem ao seu poder.”

Pensei, ainda, que pela manhã as notícias viriam em abundância narrando os estragos da chuva. E de fato isso aconteceu. Mortes, prejuízos, casas destruídas e muitas pessoas em pranto.

As ruínas causadas pelas chuvas são de ordem material. Muitos podem reiniciar suas vidas, e mesmo aqueles que perderam seus queridos podem encontrar o consolo que precisam  da parte  do Senhor Jesus.

Entretanto, a ruína espiritual pode ser fatal. Uma vida construída sem os alicerces do ensino de Jesus, sem a sua direção e sem a sua bênção, está fadada à perdição eterna. Por isso, enquanto há vida, há condições para se edificar sobre a rocha, recebendo a Cristo como verdadeiro Salvador, e quando vierem os temporais, as chuvas fortes, sua vida estará bem segura sobre a rocha que é Jesus Cristo.
Com tais pensamentos, louvei ao Senhor porque a minha vida está construída sobre a Rocha.
E peguei no sono novamente.

orlando

orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE Algumas pessoas passam pela nossa vida, outras marcam as páginas da história da nossa vida. A amizade com a minha querida

Leia mais »