meditaçoes bc

A CASA CONSTRUIDA SOBRE A ROCHA

11 de janeiro de 2011

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. Ev.Mateus 7:24,25
Esta noite fui dormir sob forte temporal. Uma chuva pesada, intermitente, sem sinais de que fosse parar bem logo. Não consegui conciliar o sono, e comecei a pensar em pessoas aflitas com o temporal, deixando suas casas e pertences, levando nos braços filhos pequenos, pessoas idosas acamadas, outros sem condições de andar, e ainda, muitas casas sendo levadas pelas enchentes e deslizamentos de terra. E aí, orei ao Senhor para que protegesse tais pessoas e amenisasse seus sofrimentos.
Pela madrugada, acordei. O barulho da chuva havia parado. Um silêncio total. Próximo à minha casa ouvia somente o miado tristonho de uma gata, e logo descobri que se tratava de Sofia, a gata de minha neta. Por certo queria passear pela casa. Não levou muito tempo, ela ficou calada e o silêncio tomou conta da madrugada.
Voltei a pensar na chuva, nos estragos, nas mortes, nas pessoas desesperadas, tristes, e aí me veio a parábola do sábio construtor que edificou sua casa sobre a rocha.
O Senhor Jesus no ensino do Sermão do Monte apresentou vários contrastes, sendo este o último deles: o homem prudente e o insensato.
O homem prudente construiu sua casa sobre a rocha. Sem dúvida foi um trabalho difícil e cansativo, pois abrir alicerces em rochas exige bastante força, ferramentas adequadas e, sem contar, persistência, pois o desânimo pode interferir nos trabalhos.
O esforço valeu a pena, pois as chuvas torrenciais, os ventos fortes e os rios transbordando, foram os testes para provar a resistência da construção. E Jesus conclui ensinando que “aquela casa não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.
O contrário aconteceu com o homem chamado por Jesus de insensato, pois construiu sua casa sobre a areia. Tudo para ele foi mais fácil: o solo bem fofo, sem exigência de qualquer sacrifício, sem ferramentas adequadas; a rapidez na construção, gastos bem menores, e, consequentemente, sua mudança para a casa foi o mais rápido possível. Quem sabe começou depois da construção do homem prudente e terminou bem antes dele. Sua casa, talvez muito bonita, não resistiu ao temporal, e grande foi a sua queda. Prejuízo total.
Há um hino traduzido por Stuart Edmund Mac Nair (1867-1959) que expressa bem este ensino de Jesus:
“Que alicerce tens para construir uma casa que possa resistir;
“Essa tempestade que assoprará, e a mal fundada casa abaterá?”
“Nossa morada na Rocha está, firme e segura sempre ficará.
“Quando o temporal sobre ela der, há de resistir bem ao seu poder.”

Pensei, ainda, que pela manhã as notícias viriam em abundância narrando os estragos da chuva. E de fato isso aconteceu. Mortes, prejuízos, casas destruídas e muitas pessoas em pranto.

As ruínas causadas pelas chuvas são de ordem material. Muitos podem reiniciar suas vidas, e mesmo aqueles que perderam seus queridos podem encontrar o consolo que precisam  da parte  do Senhor Jesus.

Entretanto, a ruína espiritual pode ser fatal. Uma vida construída sem os alicerces do ensino de Jesus, sem a sua direção e sem a sua bênção, está fadada à perdição eterna. Por isso, enquanto há vida, há condições para se edificar sobre a rocha, recebendo a Cristo como verdadeiro Salvador, e quando vierem os temporais, as chuvas fortes, sua vida estará bem segura sobre a rocha que é Jesus Cristo.
Com tais pensamentos, louvei ao Senhor porque a minha vida está construída sobre a Rocha.
E peguei no sono novamente.

orlando

orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

O VERDADEIRO NATAL

 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Falar ou escrever sobre

Leia mais »

ESPERANÇA INABALÁVEL

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12 Durante a guerra civil americana, num determinado dia houve um momento de trégua,

Leia mais »

AFLIÇÕES QUE PASSAM

 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser

Leia mais »

SONO DE CRIANÇA

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para

Leia mais »

BANDEIRA DA ESPERANÇA

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio   e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu

Leia mais »