A SONDA DIVINA

 

sondadobbhoffenteral

 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”

Salmo 139: 23,24:

Para que serve uma sonda? Há diversas aplicações desta palavra, e por certo muitos a conhecem   talvez melhor do que eu.

Pode ser uma espécie de prumo para fazer sondagens em um terreno; ou um aparelho que é introduzido no corpo para detectar algum problema, e proceder a  uma investigação bem aprofundada.

Do ponto de vista físico a introdução de uma sonda no corpo é deveras desagradável. Normalmente traz um mal estar, uma indisposição. Apesar do desconforto, apresenta uma verdade que muitas vezes tememos. 

Se uma sonda introduzida no corpo dói bastante, imaginem uma sonda introduzida na alma.

Esta foi a disposição de Davi, autor deste salmo tão magnífico. 

Duas vezes ele faz menção à sonda. Nos dois primeiros versículos ele abre o seu coração para Deus, e reconhece a onisciência do Todo Poderoso:

“Senhor  tu me sondaste e me conheces…”

A  intimidade com Deus chegou a um nível extraordinário, pois ele sabia perfeitamente quem era o seu Deus e que nada podia esconder dele, nem ainda ocultar sob o tapete, algo totalmente impossível. Seu Deus o conhecia muito bem.   

Portanto, era impossível qualquer enganação.

No final do salmo ele faz um pedido a Deus:

“Sonda-me ó Deus”.

Coloque a sonda bem no fundo do meu coração. Prova-me e conhece os meus pensamentos.

Gostaria de ter a mesma coragem de Davi, mas confesso que ainda me falta muito.

Mas qual o remédio para me encorajar? Procurar a cada dia andar na luz da Palavra de Deus, pois ela poderá livrar-me do caminho mau e colocar-me no caminho eterno. Só assim meus pensamentos serão do agrado de Deus.

Preciso ser sincero com Deus,  uma vez que Ele me conhece de dentro para fora e vice-versa.

 Preciso ter coragem para entrar no laboratório de Deus e dizer-lhe:

“Estou pronto, Doutor da Alma, coloque a sonda. Não importa a dor que ela poderá causar-me, pois ela será o único meio de apontar o mal que perturba o meu coração. Só assim terei vida em abundância. Sonda-me ó Deus”.

A sonda médica, apesar de precisa, ainda é falha. A sonda divina é perfeita.

Que assim seja  

Orlando Arraz Maz

orlandoarraz

orlandoarraz

3 respostas

  1. Olá irmão Celso, como vai? É com satisfação que respondo seu e-mail, e desde já sou grato por sua apreciação nas reflexões. Pode usá-las, sim, e que sirvam para a edificação dos santos e exaltação do Senhor Jesus. Quanto à ideia do hinário é muito boa, e no passado já foi ventilado em uma de nossas reuniões da diretoria, que tem os direitos autorais, a Associação Cristã Editora, e da qual faço parte. Embora seja um projeto de muito investimento, vamos voltar a falar. No momento estamos trabalhando no hinário cifrado. O irmão pode enviar sugestões, o que muito agradecemos. Abraços.

  2. Caro irmão,
    Excelente reflexão! Glória a Deus! Gostaria de sua permissão para publicar algumas das suas reflexões em nosso informativo dominical. Aproveitando o ensejo, estou fazendo uma enquete para averiguar o interesse de irmãos sobre a produção de uma bíblia (RA) ou (NVI) com o H&C. O que o irmão acha? Já têm pensado nisto?
    Um grande abraço.

    Celso Luiz Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

BANDEIRA DA ESPERANÇA

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio   e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu

Leia mais »

TORRE FORTE E INABALÁVEL

Uma homenagem à Casa de Oração de Jardim Botucatu pelos seus 48 anos de atividade. 1973 – 2021  As torres construídas ao longo da história

Leia mais »

BOAS OBRAS NA PANDEMIA

“Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me

Leia mais »

UM NOVO VIGOR

  UM NOVO VIGOR Senhor, traga de novo ao coração do crente A comunhão da igreja dos primeiros dias. A conversão sincera, novo andar e

Leia mais »

QUAL O TAMANHO DO SEU SOFRIMENTO?

  Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão

Leia mais »

O SANGUE QUE ME PURIFICA

“sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos

Leia mais »