“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.
Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: “Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? ”
Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
O que Jesus queria dizer com tais versículos? Significa que as pessoas vão comer dele física ou materialmente?
Evidentemente esta ideia é impossível e repulsiva.
Alguns creem que ele queria ensinar que na comunhão seria possível, pois de uma forma milagrosa o pão e o vinho seriam transformados no seu corpo e no seu sangue, e que para sermos salvos devemos participar destes elementos.
Entretanto, não é o que Jesus disse.
O contexto é bastante claro, pois “ comer” significa crer em Cristo. Quando confiamos em Jesus como nosso Salvador, nos apropriamos dele pela fé. Participamos dos benefícios de sua Pessoa e de sua obra. “Agostinho disse: Crê e o tens comido”. (W.MacDonald – Com.N.T.)
Que assim seja
Orlando Arraz Maz
Uma resposta
Bom dia prezado irmão Orlando
Tenho lido seus comentários diários e agradeço por eles.
Estes dias eu tenho notado que em quase todos os comentários bíblicos que eu leio o assunto é ESPERAR, inclusive eu tenho de dar uma mensagem na reunião feminina e meu assunto é esse ESPERAR, uma coisa que não é fácil para algumas pessoas que como eu gostam de tudo meio rápido.
O trecho em que me baseei é Salmo 62.1-8 que me chamou a atenção de quantas vezes o salmista nos ensina a esperar no Senhor, a confiar e a depender Dele.
Tenha um bom dia, um abraço da Hacy