DAVI E O GIGANTE GOLIAS

 Davi e Golias

Quem nunca se encantou com a história de Davi e o gigante Golias? Não seria de todo correto afirmar que somente as crianças ficam  empolgadas em ouvi-la, mas todas as pessoas sem importar a idade.

Deste acontecimento sem igual, também surgiram as mais lindas canções que alegram a criançada.

“Uma pedrinha colocou na funda, então girou, girou, girou, girou Acertou na testa do gigante, e o gigante ao chão tombou.”

 Ao entrar na sala a professora anunciava que a aula seria sobre o pequeno Davi e o gigante, e logo se estabelecia um silêncio total, e cada aluno não perdia uma só de suas palavras.

 A primeira figura mostrava um rapaz de seus 12 ou 15 anos, segurando em suas mãos um cajado de pastor maior do que ele. À sua frente um pequeno rebanho pertencente ao seu pai, e ao fundo um riacho onde dava de beber às ovelhas.

Outra figura, que a professora colocava do outro lado do quadro, mostrava o gigante Golias, um homem assustador com pés e mãos enormes. E aí começava a narrativa.

 Primeiro ela contava os desafios do povo que pertencia o gigante, suas afrontas ao Deus de Israel, e tudo porque tinham um gigante para defendê-los. O povo contava com a força do gigante. Neste dia de batalha, aparece um rapaz franzino que mal chegava à barriga do gigante, por ser tão pequeno, disposto a enfrentá-lo. E a professora aponta para a figura de Davi, salientando que sua coragem vinha da parte de Deus, que por certo derrotaria o gigante.

 Nova figura era colocada no quadro, e esta era de Davi separando as pedras que trazia consigo, e ao seu lado a funda, uma espécie de estilingue, que os meninos de nossa classe bem conheciam. Em seguida vinha outra gravura, mostrando Davi preparando-se para usar seu estilingue. E por último, o gigante morto. E todos nós vibrávamos de alegria vendo a vitória do pequeno Davi.

Os anos se passaram e nos tornamos adultos, e a história de Davi gravou em nós lições que não envelhecem.

 Para alcançarmos vitória nossa confiança deve repousar em Deus, e não em nossa capacidade. Os gigantes com suas couraças querem nos derrubar, fazem pouco de nossa fé e convicções e querem desviar nossa atenção dos caminhos de Deus.

Davi sempre atribuiu a Deus suas vitórias. Mais tarde, entre muitos salmos escritos por ele, neste que provavelmente também foi, assim se expressa:

 Nas tendas dos justos há jubiloso cântico de vitória; a destra do Senhor faz proezas”.(Salmo 118:15).

 A história de Davi ainda fascina grandes e pequenos em nossos dias, porque é a história de muitos. Ainda há os que vivem com medo do gigante, prostrados, vencidos, tentando se livrar de suas garras, com esforços próprios, mas em vão.

 A única saída é  confiar em Jesus que na cruz derrotou e humilhou Satanás, e hoje  nos garante vitória completa.

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.(Rom.8:37)

 As proezas de Davi podem ser nossas, desde que confiemos e amemos a Deus como ele.

 Que assim seja.

 Orlando Arraz Maz

 

 

Picture of orlandoarraz

orlandoarraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »