“Sejam fortes e corajosos.
Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles,
pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês;
nunca os deixará , nunca os abandonará”(Deut. 31:6).
Como uma rodovia coberta pela neblina, assim se apresenta o ano novo para nós. Não podemos imprimir velocidade, pois muita cautela se faz necessária. Caso contrário graves acidentes podem acontecer com consequências tristes.
Como é compensador saber que, se de fato não podemos enxergar a “rodovia”, Deus vai à nossa frente, assim como foi com o povo de Israel na travessia do Jordão. E esta foi a mensagem de Moisés: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará , nunca os abandonará”(Deut. 31:6).
E logo em seguida, Moisés anima Josué com as mesmas palavras: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! (Deut.31:8).
Claro que teremos dias sombrios, como um céu sem nuvens, e que por certo virão com lágrimas. Talvez sejamos acometidos por tristezas, doenças, perdas de pessoas queridas, e tudo encobrindo o caminho à nossa frente. Não nos esqueçamos: Deus vai conosco, nunca nos deixará e nem nos abandonará. Que promessa confortante que deve nos animar e alegrar nosso coração. O povo de Israel passou o Jordão com Josué marchando à frente com eles.
Que possamos caminhar sem medo os dias deste ano, na certeza de que Deus, com seu amor, vai à frente. Assim nos garante sua Palavra, na oração do salmista: “Esteja sobre nós o teu amor, como está em ti a nossa esperança” (Salmos 33:22)
Quantos que começaram este ano sem esperança, com temores infindos dentro do coração, e nossa oração é que confiem no Senhor Deus, que o recebam como Salvador, e por certo atravessarão o “Jordão” sem molhar os pés.
E o apóstolo Paulo, ao escrever aos cristãos de Roma, os anima com estas palavras: “Que o Deus da esperança os encha de toda a alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo” (Rom. 15:13)
Que assim seja.
Orlando Arraz Maz©