meditaçoes bc

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE RUTE – CORAGEM PARA VOLTAR (4)

                                                                       
A viagem para Belém iniciou-se fundada na decisão de duas mulheres – Noemi e Rute. Aquela, amparada na fé de seus antepassados, esta no desejo firme de seguir o Deus de sua sogra.
O versículo 19 deste capítulo nos apresenta o desfecho de tal decisão: “então ambas se foram”. Deixaram Moabe e as lembranças de tantas mágoas, e juntas partiram para Belém – a terra de Noemi, a nova terra de Rute. Para Noemi, antigas lembranças seriam restauradas, para Rute novas amizades, sonhos e ideais.
E essas duas mulheres, com idades diferentes, estavam unidas à procura de Belém na esperança de encontrar segurança e paz, conforto e consolo, descanso e fartura, e unidas nesse ideal, partiram.
Pensemos no regresso de Noemi. Quão difícil para ela seria o caminho de volta. Dez anos antes saiu alegre e agora volta tão triste; dez anos antes sua família era composta de quatro pessoas,e agora reduzida somente a duas, ela e sua nora; dez anos antes partiu de Belém para fugir da fome e da pobreza, agora volta novamente,mais pobre do que antes! Mesmo assim, envelhecida pelos anos de sofrimento e pelos reveses da vida, quer voltar para Belém, sua terra, o povo de seu Deus.
O caminho da volta é sempre difícil. Um verdadeiro desafio de preconceitos, de barreiras e do próprio orgulho ferido, se faz mister vencer! Assim foi com o filho pródigo.  Vencido o seu orgu­lho (já quebrado antes de apascentar porcos), tão fácil se tornou o caminho de volta à casa paterna.Não terá sido assim com Noemi? Quebrado o seu orgu­lho pela mão do Senhor Deus na morte de seu marido e de seus dois filhos, bem fácil se tornou o caminho de volta.
O filho pródigo encontrou um pai cu­jo coração transbordava de amor. Noemi encontrou e confiou num Deus fiel, o mesmo de seus antepassados, num Deus pronto para oferecer o melhor e restaurar a alegria perdida. E devido à sua submissão e confi­ança, foi honrada pelo Senhor que cumpriu o seu pla­no de enviar o Salvador ao mundo, através de sua nora, RUTE.
Realmente Deus é maravilhoso. Lendo sua Palavra encontramos em cada página um amor verdadeiro, sempre buscando e salvando. O homem o deixa para seguir seus projetos, mas ele vai ao seu encontro como fiel pastor que busca sua ovelha teimosa. E Noemi descansava nesse Deus.
Ao chegar à Belém antigas amizades mal a reconheceram: – “Não é esta Noemi? teria mudado tanto? encanecido seus cabelos? um olhar dis­tante e triste?” Por certo, estava bem mudada! Fa­cilmente poderia ficar no anonimato, retirada de tu­do e de todos, esconder sua triste história, mas assim não fez. Sem qualquer subterfúgio e com toda a humildade, disse-lhes que se tratava dela mesma, era Noemi, mas que poderiam chamá-la de “MARA”, pois  era tanta a amargura de seu coração.
 
“Coração compungido e contrito não desprezarás, ó Deus”, assim se expressara o salmista. E quanta verdade!
O caminho da volta é difícil, mas deverá ser feito resolutamente com muita humildade e contrição. Somente assim o Senhor abençoará aqueles que um dia partiram, mas que, mesmo em meio a tantos percalços, não se esqueceram do caminho e volta­ram confiantes no Senhor Deus.
Ainda há aqueles que se encontram distan­tes, sem coragem, cheios de orgulho, entretanto é necessário que, uma vez quebrados pelo Senhor, sem subterfúgios, façam o caminho de volta e aguardem, dos céus, as bênçãos do Senhor, como as que receberam Noemi, em companhia de sua nora Rute.
Que assim seja
Orlando Arraz Maz
orlando

orlando

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

O VERDADEIRO NATAL

 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Falar ou escrever sobre

Leia mais »

ESPERANÇA INABALÁVEL

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12 Durante a guerra civil americana, num determinado dia houve um momento de trégua,

Leia mais »

AFLIÇÕES QUE PASSAM

 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser

Leia mais »

SONO DE CRIANÇA

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para

Leia mais »

BANDEIRA DA ESPERANÇA

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio   e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu

Leia mais »