meditaçoes bc

NATAL DE SOMBRAS

(Sapo-PT)

A notícia abaixo chocou o mundo no início da tarde de sexta-feira, 14 de dezembro. Faltando somente 11 dias para o Natal, um pesadelo tremendo, não um sonho, mas uma realidade arrancou lágrimas e instaurou o desespero em milhares de corações. De um momento para outro, num abrir e fechar dos olhos, os projetos de um natal de luz se transformaram num natal de sombras:

 

 “O tiroteio numa escola em Newtown, no estado norte-americano do Connecticut, resultou na morte de 27 pessoas, incluindo 20 crianças, 12 meninas e 8 meninos com menos de 10 anos. Adam Lanza, o atirador, tinha 20 anos e foi aluno da escola. É uma incógnita o motivo que o levou a cometer o massacre. As autoridades investigam a possibilidade de Lanza sofrer de um distúrbio de personalidade. Centenas de pessoas participaram em vigílias de homenagem às vítimas do tiroteio”.(Sapo -PT)

 

Por que? Creio que foi a pergunta que muitos fizeram ao ouvir as notícias e ver as cenas de desespero. O atirador, totalmente desequilibrado, deu cabo à própria vida e à vida de crianças indefesas. E ainda matou sua mãe. Não temos resposta à pergunta. É impossível.

 

Uma coisa é certa: as pessoas envolvidas, familiares, pais e mães em especial, nunca mais serão as mesmas. Um buraco profundo se abriu no coração de cada uma delas, e criou uma cicatriz que vai doer bastante.

 

Quantos projetos, quantos sonhos se apagaram no coração das criancinhas: a árvore de natal enfeitada, a casa e o jardim iluminados, presentes de natal, viagens do final de ano, diversões entre coleguinhas, o convívio prazeroso dos pais e dos avós, tudo se esvaiu como um espiral de fumaça. As balas do atirador, não as balas do bom velhinho, apagaram todos esses sonhos. Restaram somente lágrimas, e muitas.

 

A morte sempre é triste, dolorosa. E quando chega, o cenário se transforma. Foi assim na Escola de Newtown. Foi assim num lar relatado nas Escrituras Sagradas: o lar de Marta, Maria e Lázaro. Uma família amada por Jesus, cujo irmão veio a falecer. Jesus estava bem longe do querido lar de Betânia, e quando avisado, levou dois dias de viagem. Lá chegando, encontrou as irmãs abatidas, que o levaram até o lugar de sua  sepultura.

 

Embora tardia, a presença do Mestre restabeleceu a paz naqueles corações, e trouxe de novo à vida o amigo Lázaro. Suas palavras ecoam através dos tempos, e sempre se renovam em meio às tragédias onde a morte domina: “Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que morra viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?”(Ev. de João capitulo 11).


Da mesma forma, o consolo de Jesus é o melhor bálsamo para curar as feridas dos corações abatidos pela tragédia. Em nosso pensamento tão frágil, tão mesquinho, podemos pensar que ele demora em chegar, e que talvez se esquecesse das nossas mágoas e frustrações. Ledo engano.

 

Jesus pode mudar o natal de sombras em natal de luz, uma vez que ele seja o centro do nosso amor e da nossa atenção. Somente assim veremos as luzes do Natal, anunciando que ele veio ao mundo para plantar a esperança em nosso coração, e como Salvador nos dar a vida eterna: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Você crê?

 

Ante a tragédia da escola americana, resta-nos levar ao trono da graça de Deus as famílias enlutadas, na certeza de sua presença abençoadora,  e que Ele, só Ele, pode   enxugar dos olhos toda a lágrima.

 

Que assim seja.

 

Orlando Arraz Maz

orlando

orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

FELIZ DIA DAS MÃES

Hoje é um dia bastante especial, portanto, diferente de todos os outros. Esse dia foi instituído para homenagear nossa mãe, e devolver-lhe um pouco do

Leia mais »

O VERDADEIRO NATAL

 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Falar ou escrever sobre

Leia mais »

ESPERANÇA INABALÁVEL

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12 Durante a guerra civil americana, num determinado dia houve um momento de trégua,

Leia mais »

AFLIÇÕES QUE PASSAM

 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser

Leia mais »

SONO DE CRIANÇA

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para

Leia mais »