O GESTO EXEMPLAR DE MEFIBOSETE

17/01/2011

A vida de Mefibosete é marcada por infortúnios. Nasceu aleijado dos pés, e com cinco anos de idade sua ama o deixou cair quando fugia da batalha. E na guerra travada contra os filisteus morreram seu pai Jônatas e seu avô Saul.
Os anos se passaram e mais tarde vamos encontrar Mefibosete na cidade de Lo-Debar, morando em companhia de Maquir.
Davi, o rei recentemente empossado, logo manifestou seu desejo em descobrir descendentes de Saul, pois desejava exercer bondade por amor a Jônatas seu amado amigo. E para tanto, descobriu um antigo escravo que se tornara servo de Saul por nome Ziba que lhe deu todas as informações de Mefibosete.
E como desfecho de tal descoberta, Mefibosete foi convidado pelo rei a comer pão com ele à mesa, e a ter de volta todas as terras de seu avô Saul e seu pai Jônatas.
Mas seu nobre caráter será revelado ante o engano e a falsidade de Ziba.
Este foi encontrar-se com Davi para apoiá-lo na revolta de Absalão, levando presentes ao rei e seus soldados. Indagado sobre a ausência de Mefibosete, informou ao rei que o mesmo aproveitou a oportunidade da revolta para aliar-se a Absalão, a fim de reconquistar o reino de seu avô. E magoado, Davi, pela ingratidão de Mefibosete, tirou tudo que lhe deu, dando a totalidade de seus bens a Ziba.
Mas a mentira é como o dito popular: tem pernas curtas. E a palavra de Deus com maior propriedade afirma “o vosso pecado vos achará”.
Após a batalha e a morte de Absalão, o povo reuniu-se à porta da cidade de Jerusalém para saudar o rei Davi ,e muitos vieram manifestar seu carinho. Entre eles, Mefibosete, cuja presença causou espanto ao rei, perguntando-lhe: “Por que não foste comigo, Mefibosete”? E sua resposta trás à tona a mentira: “Ziba me enganou , e como sou coxo, não pude subir no jumento”. “Além do mais, ele agiu com falsidade acusando-me perante o rei que para mim é como um anjo de Deus. Que o senhor faça o que melhor lhe parecer”.
E Davi voltou atrás de sua decisão, ordenando que a totalidade dos bens em poder de Ziba fossem repartidos com ele.
Há duas lições nesta narrativa : não devemos julgar ninguém sem ouvir a outra parte. Davi, sem ouvir Mefibosete, tirou-lhe tudo, num gesto de vingança por sua total “ingratidão”. Cometeu um julgamento errado.
A outra, vem da resposta de Mefibosete: “Fique ele (Ziba) com tudo, pois já voltou o rei meu senhor em paz à sua casa”.
Neste gesto, vemos o caráter de Jônatas estampado em seu filho Mefibosete, sua amabilidade,sua cortesia,seu coração.
O amor de Mefibosete para com o homem que lhe trouxe de uma casa distante e que o colocou diante de sua mesa farta, era o suficiente para ele. Com a volta do seu senhor em paz ele possuia tudo.
Mais tarde, Davi, quem sabe, se redimindo de sua injustiça, poupou a vida de Mefibosete em face do juramento feito ao Senhor entre ele e Jônatas.
Que lição majestosa para os que agem na base do “olho por olho, dente por dente”.
Eu e você fomos trazidos de um país de miséria e dor, coxos de ambos os pés, sem paz e sem perdão, o que mais nos falta?
Quantas vezes cobramos nossos direitos, perdemos a paz, esquecendo-nos de que temos um Salvador vitorioso, cuja  recompensa está em suas mãos. Nele não há injustiça. Nele temos uma mesa farta. Nele temos sua presença constante e vitoriosa.
Orlando Arraz Maz
Textos bíblicos:
II Samuel 4:4; 9:1 a 13; 16:1 a 4; 19: 24 a 30; 21:7

Picture of orlando

orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »