meditaçoes bc

O GESTO EXEMPLAR DE MEFIBOSETE

17/01/2011

A vida de Mefibosete é marcada por infortúnios. Nasceu aleijado dos pés, e com cinco anos de idade sua ama o deixou cair quando fugia da batalha. E na guerra travada contra os filisteus morreram seu pai Jônatas e seu avô Saul.
Os anos se passaram e mais tarde vamos encontrar Mefibosete na cidade de Lo-Debar, morando em companhia de Maquir.
Davi, o rei recentemente empossado, logo manifestou seu desejo em descobrir descendentes de Saul, pois desejava exercer bondade por amor a Jônatas seu amado amigo. E para tanto, descobriu um antigo escravo que se tornara servo de Saul por nome Ziba que lhe deu todas as informações de Mefibosete.
E como desfecho de tal descoberta, Mefibosete foi convidado pelo rei a comer pão com ele à mesa, e a ter de volta todas as terras de seu avô Saul e seu pai Jônatas.
Mas seu nobre caráter será revelado ante o engano e a falsidade de Ziba.
Este foi encontrar-se com Davi para apoiá-lo na revolta de Absalão, levando presentes ao rei e seus soldados. Indagado sobre a ausência de Mefibosete, informou ao rei que o mesmo aproveitou a oportunidade da revolta para aliar-se a Absalão, a fim de reconquistar o reino de seu avô. E magoado, Davi, pela ingratidão de Mefibosete, tirou tudo que lhe deu, dando a totalidade de seus bens a Ziba.
Mas a mentira é como o dito popular: tem pernas curtas. E a palavra de Deus com maior propriedade afirma “o vosso pecado vos achará”.
Após a batalha e a morte de Absalão, o povo reuniu-se à porta da cidade de Jerusalém para saudar o rei Davi ,e muitos vieram manifestar seu carinho. Entre eles, Mefibosete, cuja presença causou espanto ao rei, perguntando-lhe: “Por que não foste comigo, Mefibosete”? E sua resposta trás à tona a mentira: “Ziba me enganou , e como sou coxo, não pude subir no jumento”. “Além do mais, ele agiu com falsidade acusando-me perante o rei que para mim é como um anjo de Deus. Que o senhor faça o que melhor lhe parecer”.
E Davi voltou atrás de sua decisão, ordenando que a totalidade dos bens em poder de Ziba fossem repartidos com ele.
Há duas lições nesta narrativa : não devemos julgar ninguém sem ouvir a outra parte. Davi, sem ouvir Mefibosete, tirou-lhe tudo, num gesto de vingança por sua total “ingratidão”. Cometeu um julgamento errado.
A outra, vem da resposta de Mefibosete: “Fique ele (Ziba) com tudo, pois já voltou o rei meu senhor em paz à sua casa”.
Neste gesto, vemos o caráter de Jônatas estampado em seu filho Mefibosete, sua amabilidade,sua cortesia,seu coração.
O amor de Mefibosete para com o homem que lhe trouxe de uma casa distante e que o colocou diante de sua mesa farta, era o suficiente para ele. Com a volta do seu senhor em paz ele possuia tudo.
Mais tarde, Davi, quem sabe, se redimindo de sua injustiça, poupou a vida de Mefibosete em face do juramento feito ao Senhor entre ele e Jônatas.
Que lição majestosa para os que agem na base do “olho por olho, dente por dente”.
Eu e você fomos trazidos de um país de miséria e dor, coxos de ambos os pés, sem paz e sem perdão, o que mais nos falta?
Quantas vezes cobramos nossos direitos, perdemos a paz, esquecendo-nos de que temos um Salvador vitorioso, cuja  recompensa está em suas mãos. Nele não há injustiça. Nele temos uma mesa farta. Nele temos sua presença constante e vitoriosa.
Orlando Arraz Maz
Textos bíblicos:
II Samuel 4:4; 9:1 a 13; 16:1 a 4; 19: 24 a 30; 21:7

orlando

orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

O VERDADEIRO NATAL

 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Falar ou escrever sobre

Leia mais »

ESPERANÇA INABALÁVEL

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12 Durante a guerra civil americana, num determinado dia houve um momento de trégua,

Leia mais »

AFLIÇÕES QUE PASSAM

 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser

Leia mais »

SONO DE CRIANÇA

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para

Leia mais »

BANDEIRA DA ESPERANÇA

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio   e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu

Leia mais »