meditaçoes bc

VOCÊ É RICO?

 

rico_insensato

Há nas Sagradas Escrituras, pelo menos, dois homens que falaram à sua alma: o rico conhecido como o rico insensato citado pelo Senhor Jesus e o rei Davi que compôs o majestoso:

 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”.

  “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

 Do rico insensato extraímos o seguinte texto:

 “…e direi à minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

 É bastante fácil traçar um paralelo entre estas duas vidas.

O rico olhava para o presente e via ao seu redor o fruto do seu trabalho, sem atentar para o fato de que seu sucesso vinha de Deus.

Davi olhava para o alto e reconhecia que todas as bênçãos vinham de Deus.

O rico planejava seu futuro, o que nada há de errado, mas deixava Deus totalmente do lado de fora, o que é inconcebível. Pensava só em si e a ninguém mais via em seu redor:

“E ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te”.

Notaram suas palavras? “meus frutos”, “meus celeiros”; “edificarei”; “recolherei”; “meus cerais”; “meus bens”; “minha alma”. O rico falou primeiro dos seus bens antes de falar à sua alma, mas Deus falou primeiro de sua alma e depois de seus bens.

“Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será”?

Que contraste com o rei Davi que guardava em seu coração a gratidão a Deus pelo seu sucesso. Todos os benefícios que desfrutava vinham de Deus, e neste salmo ele fala com alegria à sua alma.

Há muitos que vivem despreocupadamente em nossos dias e imitam o rico insensato. Têm tempo para seus planejamentos, se preparam para a velhice, amealham grandes fortunas, mas se esquecem da eternidade. Pensam que a alma lhes pertence e se esquecem de que Deus é o dono dela.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18:4

Aquela foi a última noite do rico insensato que partiu deixando celeiros abarrotados, e devolvendo a Deus sua alma totalmente vazia.

Já o rei Davi pôde descansar no Senhor, o seu Pastor, e atravessar o vale da sombra da morte guiado com segurança. Pôde deixar esta vida afirmando que o “Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.

Será que a correria desenfreada dos dias em que vivemos esteja nos arrastando para longe dos projetos de Deus para nossas vidas?

Colocamos nossas prioridades em primeiro lugar, planejamos o amanhã, mas não a eternidade. Amamos nossa família, mas não amamos a Deus. Até que… até que… Deus entre em cena e faça a pergunta que já conhecemos: “O que tens preparado para quem será?”.

Viva como o rei Davi falando à sua alma cada dia: “Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria.

Textos bíblicos:  Salmo 103 e Lucas 12:16-18

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz

orlandoarraz

orlandoarraz

2 respostas

  1. “Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria”.

    Muito bom, mesmo. Grato. Abraço – Ah, compartilhei, incluso a 2ª Volta de Cristo Grato, abraço.

  2. “Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria”.

    Muito bom, mesmo. Grato. Abraço – Ah, compartilhei, incluso a 2ª Volta de Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

O VERDADEIRO NATAL

 “ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Falar ou escrever sobre

Leia mais »

ESPERANÇA INABALÁVEL

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12 Durante a guerra civil americana, num determinado dia houve um momento de trégua,

Leia mais »

AFLIÇÕES QUE PASSAM

 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser

Leia mais »

SONO DE CRIANÇA

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para

Leia mais »

BANDEIRA DA ESPERANÇA

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio   e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu

Leia mais »