meditaçoes bc

VOCÊ É RICO?

 

rico_insensato

Há nas Sagradas Escrituras, pelo menos, dois homens que falaram à sua alma: o rico conhecido como o rico insensato citado pelo Senhor Jesus e o rei Davi que compôs o majestoso:

 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”.

  “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

 Do rico insensato extraímos o seguinte texto:

 “…e direi à minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

 É bastante fácil traçar um paralelo entre estas duas vidas.

O rico olhava para o presente e via ao seu redor o fruto do seu trabalho, sem atentar para o fato de que seu sucesso vinha de Deus.

Davi olhava para o alto e reconhecia que todas as bênçãos vinham de Deus.

O rico planejava seu futuro, o que nada há de errado, mas deixava Deus totalmente do lado de fora, o que é inconcebível. Pensava só em si e a ninguém mais via em seu redor:

“E ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te”.

Notaram suas palavras? “meus frutos”, “meus celeiros”; “edificarei”; “recolherei”; “meus cerais”; “meus bens”; “minha alma”. O rico falou primeiro dos seus bens antes de falar à sua alma, mas Deus falou primeiro de sua alma e depois de seus bens.

“Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será”?

Que contraste com o rei Davi que guardava em seu coração a gratidão a Deus pelo seu sucesso. Todos os benefícios que desfrutava vinham de Deus, e neste salmo ele fala com alegria à sua alma.

Há muitos que vivem despreocupadamente em nossos dias e imitam o rico insensato. Têm tempo para seus planejamentos, se preparam para a velhice, amealham grandes fortunas, mas se esquecem da eternidade. Pensam que a alma lhes pertence e se esquecem de que Deus é o dono dela.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18:4

Aquela foi a última noite do rico insensato que partiu deixando celeiros abarrotados, e devolvendo a Deus sua alma totalmente vazia.

Já o rei Davi pôde descansar no Senhor, o seu Pastor, e atravessar o vale da sombra da morte guiado com segurança. Pôde deixar esta vida afirmando que o “Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.

Será que a correria desenfreada dos dias em que vivemos esteja nos arrastando para longe dos projetos de Deus para nossas vidas?

Colocamos nossas prioridades em primeiro lugar, planejamos o amanhã, mas não a eternidade. Amamos nossa família, mas não amamos a Deus. Até que… até que… Deus entre em cena e faça a pergunta que já conhecemos: “O que tens preparado para quem será?”.

Viva como o rei Davi falando à sua alma cada dia: “Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria.

Textos bíblicos:  Salmo 103 e Lucas 12:16-18

Que assim seja.

Orlando Arraz Maz

orlandoarraz

orlandoarraz

2 respostas

  1. “Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria”.

    Muito bom, mesmo. Grato. Abraço – Ah, compartilhei, incluso a 2ª Volta de Cristo Grato, abraço.

  2. “Planejar o amanhã é prudente; planejar a eternidade é sabedoria”.

    Muito bom, mesmo. Grato. Abraço – Ah, compartilhei, incluso a 2ª Volta de Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo!

Deixe seu comentário no final da postagem aqui no blog.

A SENDA DO CRISTÃO

HINOS E CÂNTICOS

O FOLHETO FALANTE

Clique no folheto que abrirá em PDF

Postagens Recentes

UMA SALA DE TROFÉUS

Uma sala de troféus     Quem não se orgulha em ostentar troféus em sua sala. São colocados em destaque para encher os olhos de

Leia mais »

Parabéns, Méleri

  Minha filha, Deus te abençoe                   Em sua vida que hoje se desponta; Lutarei por ti

Leia mais »

EXEMPLO ABENÇOADO

EXEMPLO ABENÇOADO Ela era sem dúvida a dona do sorriso mais lindo e envolvente que já conheci. Tinha os melhores conselhos, porque não eram “achismos”

Leia mais »

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE

MEMÓRIAS DE UMA AMIZADE Algumas pessoas passam pela nossa vida, outras marcam as páginas da história da nossa vida. A amizade com a minha querida

Leia mais »